Blog

GUIA DE STICKS DE INICIAÇÃO

GUIA DE STICKS DE INICIAÇÃO

O STICK CERTO PARA A ALTURA CERTA. DESCOBRE O STICK QUE SE ENQUADRA À CORRETA EVOLUÇÃO DOS JOVENS HOQUISTAS.

Um equipamento adequado é um dos principais fatores de evolução dos jovens atletas. No Hóquei em Patins, um dos principais instrumentos para dominar o jogo é o stick. Um domínio seguro e eficaz do stick é uma das bases para o sucesso. Mas será que todos os sticks são indicados para as diferentes fases de aprendizagem?

Na AZEMAD encontras sticks adaptados para cada fase de evolução dos jovens atletas. Os sticks da família Rookie estimulam o desenvolvimento das aptidões necessárias para o jogo. Para além disso, um stick mais confortável aos pequenos hoquistas, ajuda a fomentar o gosto e a prática pela modalidade. Descobre todos os sticks da família Rookie e para quem são indicados.

‍Sticks de Iniciação para Jogadores de Campo

Rookie Tiny

O stick Tiny é o primeiro stick com qual as crianças abaixo dos 5 anos devem começar a “jogar a brincar”. É um stick desenhado apenas para incentivar o primeiro contacto com a modalidade, assim como o desenvolvimento dos primeiros conceitos: a pega, manuseamento, posicionamento do stick, toque de bola, etc.

O stick é muito mais pequeno e leve comparativamente aos sticks habituais e não é indicado para qualquer tipo de jogo de campo ou situações intensivas, sendo que é aconselhável o acompanhamento de um adulto e utilização do stick num ambiente espaçoso e adequado.

Para além da aprendizagem dos primeiros conceitos e da familiarização à modalidade, este stick irá ser o seu primeiro stick, uma recordação de grande valor e simbolismo para o futuro atleta.

‍Rookie Mini

O Rookie Mini é o primeiro stick indicado para a aprendizagem num contexto de treino e de jogo. O stick começa a apresentar semelhanças aos modelos profissionais, mas é adaptado às características dos mais pequenos. É aconselhado para os atletas que começam a aprender e a desenvolver as suas capacidades em escalões de formação, até aos 10 anos de idade.

O menor comprimento (92cm) e o seu cabo muito fino, permite um melhor manuseamento e adaptação às mãos das crianças, em comparação aos modelos profissionais, sendo assim adaptado à aprendizagem e desenvolvimento dos primeiros conceitos base.

Nota: O stick apresenta uma espessura de cabo linear de forma a poder ser cortado e adaptado a tamanhos mais pequenos, mas apenas aconselhamos este procedimento a pessoas com aptidão para o fazer ou através de requisição nas instalações da AZEMAD. A AZEMAD não se responsabiliza por procedimentos que não sejam executados em sede própria.

‍RV66 Beginner

O Stick RV66 Beginner é o modelo idealizado pelo atleta profissional Reinaldo Ventura para ser um stick de transição entre os primeiros sticks de iniciação e os sticks com o tamanho padrão, apresentando -5cm que os modelos profissionais, ou seja 97cm.

Apesar do tamanho um pouco mais curto, o RV66 Beginner começa a apresentar características muito próximas dos modelos profissionais e é um stick extremamente bem balanceado em todas as suas particularidades, sendo um excelente modelo de transição e adaptação a um estilo de jogo mais exigente.

Este stick é indicado para os escalões intermédios de formação, a jovens atletas que começam a apresentar uma maior destreza e domínio do stick.

‍Rookie Beginner

O stick Beginner é o stick indicado para os escalões mais altos de formação. Não podendo ser considerado um stick de “iniciação”, o stick já possuí o comprimento total e características próximas dos modelos profissionais, estando preparado para situações de jogo mais intensas e para atletas que começam a desenvolver a sua capacidade física, não abdicando do desenvolvimento e evolução da destreza técnica.

O cabo Beginner, mais fino que os modelos profissionais, é adaptado à fase de crescimento dos jovens adolescentes que já demonstrem um domínio do stick acima da média e que procuram uma transição e habituação natural e suave para a próxima etapa, mas ainda não possuem a capacidade e intensidade física de um jogador adulto.

Nota: O stick apresenta uma espessura de cabo linear de forma a poder ser cortado e adaptado a tamanhos mais pequenos, mas apenas aconselhamos este procedimento a pessoas com aptidão para o fazer ou através de requisição nas instalações da AZEMAD. A AZEMAD não se responsabiliza por procedimentos que não sejam executados em sede própria.

Sticks de Iniciação para Guarda-Redes

Para além dos sticks de jogadores de campo, é importante os aspirantes a guarda-redes conseguirem controlar todo o seu raio de ação entre os postes de forma efetiva e que os ajude a evoluir. Os modelos adaptados para os mais novos ajudam no desenvolvimento das capacidades de defesa, para além de facilitar os movimentos e reflexos naturais do corpo, aumentando a flexibilidade e destreza na baliza

Keeper Short

‍O modelo Keeper Short é um modelo de iniciação para guarda-redes, sendo 10cm mais curto que os modelos profissionais (92cm), promovendo uma maior agilidade dentro dos postes aos jovens guarda redes.  É constituído por um cabo fino e uma pá com a geometria e curvatura tradicional. É leve e ideal para o correto desenvolvimento da pega e posicionamento do stick por parte dos iniciantes, nas balizas de hóquei em patins.

Tal como todos os sticks AZEMAD desenvolvidos para guarda-redes, a pega no cabo é adaptada para encaixar a luva de guarda redes e evitar que exista espaçamento entre o stick e o solo quando pousado no piso, o que é a característica principal de diferenciação para que não se deva utilizar sticks de jogadores de campo na baliza.

‍GT10 Beginner

‍O stick para guarda redes GT10 Beginner resulta da parceria com Guillem Trabal, que desenvolveu o seu modelo de referência GT10 e o adaptou aos escalões de iniciação, introduzindo um novo patamar de intervenção aos jovens guarda redes de Hóquei em Patins.

A característica-chave deste stick encontra-se na pá com menor comprimento, proporcionando uma melhor distribuição de peso para aumentar a agilidade e destreza dos jovens guarda redes, mas também diminuindo a possibilidade de faltas involuntárias.

O stick adapta assim as características dos modelos profissionais às necessidades dos iniciantes nas balizas. É um stick bastante fino e leve que conta com 92cm de comprimento, -10cm em comparação com o modelo GT10 e -17cm que o GT10 XL.

Tal como o Keeper Short, a pega no cabo é adaptada para encaixar a luva de guarda redes.


×