Blog

COMO ESCOLHER O STICK IDEAL

COMO ESCOLHER O STICK IDEAL

AS APARÊNCIAS NÃO SÃO TUDO. ESCOLHE O STICK QUE SE ADAPTA AO TEU JOGO!

A maioria dos sticks à primeira vista parecem idênticos, excluindo os designs que identificam os modelos ou que pretendem acrescentar um twist visual ao estilo de cada jogador. Mas será que todos oferecem a mesma performance?

Os sticks são constituídos por 2 componentes chave: O cabo e a pá. As combinações entre ambos irão afetar o estilo e a performance de jogo. Algumas combinações são indicadas para jogadores mais técnicos, outras para jogadores que prefiram uma maior potência, mas também existem combinações para encontrar um compromisso de equilíbrio e precisão.

Mas qual será aquele stick que melhor se adapta a ti? Não procures mais, os nossos especialistas irão te explicar como escolheres o stick perfeito no nosso Guia de Sticks AZEMAD.

‍Definição de Família – A importância da Pá

Comecemos pela pá que determina a família dos Sticks. A pá do stick é o principal componente para a sensação de contacto com a bola, a amplitude e área de alcance do stick, assim como a precisão de passe e remate. Existem 3 graus de curvatura diferentes e 4 famílias de pás:

‍Família AZEMAD
A família AZEMAD é a considerada a família “tradicional” de pás de sticks. Com pá de ângulo de 90º de curvatura, apresentam uma geometria mais equilibrada e convencional, mas reestruturada para a adaptação à evolução e estilo moderno. Com o seu revestimento em fibra é uma pá rígida e resistente permitindo um controlo de bola rápido e com mais energia.

‍Família Compact
‍Tal como na família AZEMAD, o modelo Compact possui uma pá com curvatura de 90º, mas o reforço desta pá é interior deixando assim a madeira exposta para uma maior sensibilidade no contacto com a bola. A geometria é mais espessa promovendo assim um maior amortecimento. Esta família de sticks é a solução ideal para os jogadores que gostem de uma maior sensação de toque no controlo de bola.

 Família AZEX
Os sticks AZEX têm uma pá laminada de madeira com 96º de curvatura, revestida com material compósito. As características da pá, que apresenta uma geometria intermédia entre as famílias AZEMAD e AZ100, representam um ponto de equilíbrio entre as características fortes de ambas, promovendo um estilo de jogo estável.

‍Família AZ100
Os sticks AZ100 têm a sua característica distintiva na curvatura da pá - uma pá laminada em madeira de 100º de curvatura, revestida com material compósito. Esta curvatura permite um controlo de bola com maior amplitude e mais tempo de contacto com a bola durante o remate.

 Definição de Modelo – A importância do Cabo

Após a definição de família, é necessário perceber a importância do cabo. O cabo é o principal componente para o correto manuseamento e pega do stick. É essencial escolher um cabo que se adapte à tua mão, mas também ao teu estilo de jogo. Na AZEMAD, encontras 5 tipos de cabos:

Super
‍É um cabo fino e leve. A baixa densidade da madeira torna este cabo leve, mas também frágil, pelo que não é a aconselhado para um jogador que exige uma resposta forte no remate, mas para um atleta mais técnico e que recorre à condução de bola. O cabo é flexível promovendo a sensibilidade e destreza do jogador. A geometria do cabo é ergonómica tendo sido uma característica que marcou esta referência como uma das originais da AZEMAD.

‍Plus
‍É um cabo grosso e leve. À semelhança do cabo Super a madeira possui pouca densidade, promovendo a sensibilidade, mas pela sua geometria mais espessa permite uma sensação de equilíbrio acrescida e uma pega mais estável. Com um aumento de rigidez, pode ser uma boa solução para quem exige mais estabilidade de remate. O incremento de geometria torna a rotação do pulso um pouco mais lenta, diminuindo ligeiramente a destreza, mas aumentando a estabilidade.

‍Elite
‍É o cabo mais delgado e rígido da nossa gama de sticks. Este cabo extremamente fino é tendencialmente utilizado por jogadores que gostem de recorrer ou necessitem de uma pega mais fechada/pequena, ou então por jogadores que pretendam aumentar a rapidez do seu drible e a sua capacidade técnica, promovendo um manuseamento e rotação mais rápida do stick.

‍Special
‍É um cabo fino e duro. Este cabo apresenta uma geometria semelhante à do Super, mas construído com madeira de alta densidade, tornando-o mais rígido. As características do cabo permitem que seja indicado para jogadores que procurem um compromisso entre o conforto da pega, a destreza técnica e a exigência dentro do rinque de hóquei em patins. É um dos modelos mais equilibrados e consensuais por parte dos atletas, sendo uma escolha de eleição.

‍Strong
‍É um cabo largo e estável. Este cabo permite uma maior precisão e segurança no stick. Graças à sua geometria larga, terás uma sensação de firmeza com uma pega segura. Como o nome indica, é recomendado a jogadores que exigem um domínio mais forte do stick dentro do rinque de hóquei em patins e que privilegiem a força, posicionamento e estabilidade em detrimento da técnica.


×